Praticando um pouco na Barraca Crocobeach em Fortaleza,Ce (Jan,2012). |
Fora isso, sigo ensinando para as pessoas que não sabem o que o profissional turismólogo faz para que o mundo seja melhor e sigo em frente. Todas as profissões passaram por isso, de ter que lutar para que fosse reconhecida e ao mesmo tempo,pelo menos para mim, o fato de não "existir"nunca me fez não trabalhar.
Que possamos ter um 2012 mais feliz pois este é o combustível do meu trabalho,pois as pessoas praticam Turismo,buscando ser feliz durante o seu tempo ocioso,ou melhor, no seu tempo livre.
Com a Lei 12.591, profissão dá o primeiro passo rumo à regulamentação
19/01/2012
Brasília (DF) - Foi publicada hoje (19), no Diário Oficial, a portaria que reconhece a profissão de turismólogo e disciplina seu exercício. A lei atende a uma antiga reivindicação da categoria, apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira: “Este é o primeiro passo para que a profissão seja regulamentada. O MTur sempre trabalhou pelo reconhecimento da atividade, o que acontece em boa hora, quando o país está para receber alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas”.
E completou Gastão Vieira: “Nosso trabalho não terminou. Continuaremos discutindo junto ao Congresso Nacional e às entidades representativas os requisitos necessários à atividade”.
Depois de dez anos trabalhando pelo reconhecimento da profissão, a Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo também comemora. “A legislação é positiva, porque abre os caminhos para a regulamentação. Reconhecemos que o Ministério do Turismo trabalhou para que a lei fosse ainda mais ampla. Ainda assim, demos um passo importante rumo à consolidação das atividades que operacionalizam o turismo”, explicou a presidente da associação, Tania Omena.
A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras.
“O ministro Gastão Vieira tem uma visão de futuro, levando em conta as necessidades de um país que se afirma como importante destino no cenário turístico internacional”, concluiu a presidente da Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo.
ASCOM
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Parabéns a todos e todas profissionais do Turismo. Nada mais justo do quê assegurar o devido respeito a este profissional tão importante para a sociedade! Saudações Amazônicas!
ResponderExcluir